28 maio 2011
Meu nome é Luna. Pit-Luna. Mas pode me chamar de Bubis
A Luna me dá certeza de que os cães atuam numa outra sintonia.
Até bem pouco tempo eu quase caí na conversa de que os gatos são mais admiráveis do que os cachorros por sua independência e eterno ar blasé. De que os cães eram uns bobocas: não importa o que acontecesse, eles permaneciam fiéis. Que vc podia brigar com seu cão que logo em seguida ele vinha todo bobo, sacudindo o rabinho, demonstrando com isso ser... um boboca.
Nada disso. Acho os cães admiráveis justamente por isso: a total falta de rancor. A fidelidade acima de qualquer coisa. A fidelidade a algo maior. Talvez isso explique porque é sempre um cachorro que acompanha um mendigo, e não um gato. Nada contra os gatos. Eles têm poderes, respeito.
A Luna é assim de maneira imediata: vc briga com ela, vc está brigando com ela, e ela está quase que imediatamente arranhando suas pernas, pedindo colo, como que com pressa de pôr fim à discussão e fazer logo as pazes.
Essa sensação de que os cães atuam numa outra sintonia tem a ver com uma outra coisa também: eles não atendem especificamente ao nome que ganharam. Eles atendem ao tom ou à porção de carinho que vc coloca na palavra com a qual os chama. É como se o grau de carinho das pessoas queridas tivesse um código, um código de barras, que os cães registram em seu sistema. Falo isso porque costumo colocar muitos apelidos nos cachorros. Minha família toda é assim. E eles, os cães, atendem a todos os apelidos. O que me faz pensar que eles atendem a algo invisível (ou inaudível) e não exatamente à soma de sílabas frias.
A Luna é Luna, mas também é:
- Bubu
- Búio
- Lunex
- Pit-Luna
- Lunevsky
- Bubi
- Chulepinha
- Menininha
- Mixiguana
- Mixiguaninha
- Bubis
***
Se bem que... tah certo mesmo: não é o que dizemos, mas como dizemos; não é o que ouvimos mas como entendemos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lolo...
Cachorro é tudo de bom, eles são inteligentes, amigos, sabem o que querem, mandam e desmandam na gente e tão sempre ali do nosso lado nos cativando e as vezes aprontando( no caso da Luna, nem tão as vezes assim :P).
Eu adoru esses bichinhos!!!
Postar um comentário