01 julho 2006

Les Bleus font chuter le Brésil (1-0)

E agora?
O Brasil está fora da Copa. Perdeu para a França nas quartas-de-final (e agora vão começar a dizer que a França é o algoz do Brasil, que o Brasil tremeu de novo, enfim, esse papo futebolístico que usa sempre as mesmas figuras/expressões para explicar as coisas, não importando os fatos, o contexto ou as personagens em campo).
Portugal foi para a semifinal. Ganhou da Inglaterra nos pênaltis. E agora os brasileiros, tirando os colorados, os corintianos e o Luxemburgo, vão dirigir para o Felipão a esquizofrenia que vinham apontando pra Seleção do quadrado mágico. Saco. Deixem o Felipão em paz!
O Brasil nunca teve torcida. Esses dias li no jornal que um alemão perguntou pruma repórter gaúcha por que os brasileiros não torciam lá nos estádios da Copa. Era verdade do lado de cá também. Não torciam, faziam onda.
Sempre tive a sensação de que as pessoas repetiam-se umas às outras, sem personalidade, porque alguém uma hora tinha começado a fazer daquele jeito, mas não se sabe quem. Como uma ola, de estádio mesmo. Quem começou? Não se sabe, mas a gente repete o gesto. E nega os fatos. Faz um acordo tácito de que está tudo bem e segue nessa esquizofrenia. Até um fato se sobrepor a qualquer comportamento dissimulado: a derrota irreversível. E agora vem a chatice das explicações. Os motivos da derrota sempre estiveram ali, o chato na história é que só agora todo mundo se propõe a enxergá-los.
Mas não era nada disso que eu queria escrever aqui. Saco isso. A essa altura, já perdi metade dos leitores. Ninguém gosta de texto grande, Loraine, te orienta!

O que eu queria dizer aqui é que os jornais portugueses são muito divertidos!!! Por causa do feito do Felipão, naveguei pelo site de alguns deles e fiquei impressionada com a falta de empolgação. Aquilo são manchetes para time de Parreira, não de Felipão!!! Está tudo errado!

Um deles, o Diário de Notícias (www.dn.pt), de Lisboa, sequer tinha trocado a manchete depois do jogo. Mantinha a mesma da apresentação da partida. Ô, empolgação, hein?!
“Figo lidera estratégia e Scolari esconde Ronaldo”

Achei que o A Bola (www.abola.pt), até pelo nome, fosse mais audacioso, principalmente depois da capa da edição impressa, que dizia hoje “Vai um chá?”, em alusão ao hábito dos ingleses. Mas olha a manchete do jornal online:
“Portugal nas meias-finais”.
Meias-finais? Ó, céus.
O Correio da Manhã (www.correiomanha.pt), de Lisboa também, acho até que tentou. Mas ainda fica a impressão de que estão falando de qualquer Seleção menos da deles:
“Portugal vitorioso no mata-mata dos pênaltis”.

Meramente correto, não é? Cadê o entusiasmo com o gaúcho que enche de orgulho e de inveja qualquer brasileiro? (Menos os colorados, os corintianos e o Luxemburgo, claro).

Portugal vive uma esquizofrenia às avessas. Está tudo errado!!! Se o Brasil acreditava, porque, afinal, aprendemos a acreditar SEMPRE quando o assunto é futebol, os portugueses sim-ples-men-te-não-a-cre-di-tam, à revelia dos fatos. À revelia de Felipão.

Eles mereciam o Parreira. A apatia dele. Na boa. Mereciam porque não se importariam com ela, nem iam notar. Temo que os portugueses não saibam valorizar o momento Felipão. Desperdiçar vibrações... tsc, tsc, tsc, não sei não, isso não se faz*.


*Porque de apatia eu entendo, mas essa já é outra história e não tem nada a ver com esse post sobre futebol.

7 comentários:

Lo disse...

Obrigada, Mirella!

Ok, eu tb nunca torço pelo Corinthians. Aliás, torço. Contra.

VAN disse...

Dona Loncraine escrevendo sobre futebol. uaua. q surpresa.

VAN disse...

Dona Loncraine escrevendo sobre futebol. uaua. q surpresa.

meiocroft disse...

Essa diferença de atitude relativamente à Copa, às vibrações e outras coisas que sinceramente não entendo estende-se para tudo o resto. Portugal é fado e tristeza e por isso gostamos tanto do Brasil e da sua alegria. Mas o certo é que a Copa continua a ser um sonho!

Lo disse...

Olha, "meiocroft", com o Felipão, dá pra sonhar mais. Não digo com a Copa em si, mas bem perto dela. Acredite!
Tá, eu posso morder minha língua e Portugal cair na próxima partida, mas ao menos dá para vibrar até lá! Vocês merecem.

Marco Aurélio disse...

Lo

Futebol se ganha no campo no final da partida e não com falatório antes dos jogos. Onde está o favoritismo? Quem acompanhou as eliminatórias sabe que este time era fraco mesmo. Com esta onda de que o importante é ganhar que o gavião bueno insistia em propagar só podia dar nisso mesmo. Ia ganhando empurrado de qualquer jeito e tudo bem. Voltaram para casa num voo da Varig!

Um abraço

Marco Aurélio

Unknown disse...

Lô, pessoalmente, acho que a NOSSA cobertura está mais pra "histeria" do que "esquizofrenia". Há que se tratar uma Copa do Mundo com a medida que ela tem.

Tenho a impressão de que a gente não torce porque a imprensa (mea culpa) torce pela gente...

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio