16 agosto 2009

Cotidiano

Tem o trabalho 1, o trabalho 2, o trabalho 3 e talvez aquele 4. Tem os treinos. Tem as viagens em função do trabalho 1 e do trabalho 2. Tem o curso 1 e o curso 2. Tem o ir-e-vir, o supermercado no meio do caminho, a casa pra cuidar, e o corpo também: a vontade de dormir, o comer bem e descansar. Tem um cinema aqui, um livro ali. Tem os amigos. Tem as trocentas outras coisas que surgem sem previsão no meio disso tudo.
E o dia termina.
É bem sutil a diferença entre achar que estamos guiando nossa vida e estarmos, na realidade, sendo guiados por ela. Se deixar, a vida decide pela gente. Uma viagem, um emprego que surge, um filho, uma acomodadinha e pum, já era. Já senti isso bem perto e sei como é.
Mas com base no que decidimos? No que?
A única coisa de que tenho certeza é que a decisão "certa" (q pode parecer "errada" para os outros) nos enche de vida. Nos ilumina. Nos deixa leve. Por mais "absurda" que ela pareça. E que a decisão "errada" faz o contrário: nos encolhe, nos apaga, nos pesa, apodrece algo na gente - por mais que ela venha carregada de argumentos, vontades, fatos e evidências.
Simples. Só que não se ilumina ou se apodrece antes de decidir. Só depois.
Que possamos todos contar com a intuição. Ela existe. Quando ela vem, é cabal: você não duvida, nem olha para trás.

***

Todo dia eu só penso
Em poder parar
Meio-dia eu só penso
Em dizer não
Depois penso na vida
Pra levar
E me calo com a boca
De feijão...

***
Estou pensando em ter carro de novo. Mas minha ideia é meio maluca. Queria uma espécie de cooperativa. Não preciso de um carro só para mim. Queria dividi-lo, na alegria (pela comodidade e praticidade) e na tristeza (compra, manutenção, combustível, impostos). Pouca gente entende minhas ideias. E os que entendem não topam. O problema deve estar comigo mesmo. Mas de onde as pessoas tiram que precisam de um carro só para elas? Por que parece normal para elas engarrafar o trânsito todo dia, sentadas gordas atrás do volante, SOZINHAS?!?! Um carro inteiro vazio!!! Por que as pessoas acham que precisam de dois ou TRÊS carros?!?! Tem construtora fazendo prédio com garagem para isso tudo e propagandeando isso como se fosse a coisa mais normal do mundo!!!
...
O que faz as pessoas acharem que elas têm um carro? Elas não têm. É só uma impressão. Pensa bem: seguro, impostos, multas... Quem tem o carro é a seguradora. Você paga ela e ela te empresta o carro. Ainda assim, para andar na rua, o governo, o mundo precisa te deixar: pague de novo. Não contente, vc compra um carro feito para andar bem com 100km/h e há um código de trânsito que te diz para andar na tabaí-canoas a 80km/h. Não vou nem falar na cidade... que não se consegue passar de 40km... E aí? Vc acha que tem um carro mesmo?
Viva as bikes!!! Viva os ônibus!!! Viva o T7!!!
...
Sei lah. Eu sou maluca, então. Me deixem.
...
Que nem a ideia de fazer um site para caronas em Porto Alegre. Eu queria fazer. Não tem. Ou nunca achei... Conversei com um cara que faz sites... Ele até achou legal a ideia, mas perguntou: " por que as pessoas se cadastrariam para oferecer carona no caminho que elas cumprem SOZINHAS TODOS os dias?".
Ah, pois é... Por q?
Se eu preciso explicar isso...

2 comentários:

Anônimo disse...

totalmente pertubado,vc esta duda vai fazer uma terapia,rsrsrsrs

Lo disse...

oi, anônimo...
vc não quer me encontrar pra gente conversar? Gostaria de entender o que te fiz... o q t faz deixar esse tipo de comentário no meu blog... afinal, não é o primeiro...
topa? só que vc precisa aparecer, deixar de ser anônimo.

bom, tah feito o convite. Se não quiser, tudo bem tb.

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio