19 outubro 2009

Umbigo

O pilates e a yoga nos apresentam o transverso do abdomen. Na real, a gente conhece ele há tempo, apenas "faz que nunca viu", rsrsrs... : o transverso do abdomen é o que nos permite "puxar a barriga", encolher - pra entrar dentro de uma calça, fechar o zíper, lembrou?
Então, acho que o mais correto seria dizer que o pilates e a yoga nos apresentam a força do transverso do abdomen. Todos os exercícios ou posições passam, de alguma forma, pela contração desse cinturão - evidenciada na expiração.
No pilates, especificamente, o momento de aplicação da força, da ação do movimento ocorre durante a expiração. O que quer a instrutora? Que a gente contraia o transverso, torne-o mais forte. Mas é mais do que isso. Eu acho.
Acabei me dando conta de que a força, o movimento... a ação em si é mais força, é mais movimento (consciência), é mais ação exatamente porque o transverso foi contraído. Hmm. Esse transverso... sei não... tem algo de especial ali. Experimenta. Qualquer coisa que você faça no momento que expira, ou seja, quando contrai o cinturão - qualquer coisa, eu disse - , será feita com mais intensidade, mais potência. Parece que tua vitalidade se acomoda na ponta de uma flecha e acerta o alvo.
Algumas linhas de massagem também se baseiam na força vital de nosso "centro". Dizem que o massageador deve se posicionar de modo a, ritmicamente, irradiar sua força sobre o outro a partir do seu abdomen. Não só cansa menos membros superiores como também, de fato, transfere para o massageado uma energia mais potente e limpa.
Hmm.
Com uma amiga fisioterapeuta eu também falava sobre isso esses dias. A rigor, os exercícios que visam a corrigir ou fortalecer áreas do corpo não parecem ter mudado muito ao longo dos anos. O que mudou é a consciência com que os fazemos. E para fazer com consciência, fazemos mais lentamente. E, fazendo mais lentamente, acionamos músculos mais profundos. E quem é o grande aliado (porque associado à respiração também... uma coisa leva à outra) nisso tudo? O transverso do abdomen. Mantê-lo contraído durante a série é o desafio e a chave de tudo.

E a meditação, a queridinha do momento? Quer meditar? Respira (ó, o transverso novamente).
Pois é... então... nossa consciência está na barriga! No transverso, e não na mente.
Qi, Chi, Ki, Prana... em chinês, japonês ou hindu, energia = respiração. Tudo transverso do abdomen. Nossa usina de força - em músculos e intenção.

É por isso que, quando me dizem "pensa em Jesus" ou "pensa em Deus", eu penso no meu umbigo. Deus mora ali.
É por isso que penduramos piercings no umbigo, para enfeitar o altar.
É por isso que é furadinho - foi o dedinho de Deus.
É por isso que os bebês ficam ali.
É por isso que o João Penca & Seus Miquinhos Amestrados cantavam nos anos 80: "Eu vou choraaaaar / Lágrimas de crocodilo / Vou inundar o seu umbigooooo"
É por isso que é bom deitar a cabeça no colo/barriga de alguém e ganhar cafuné.
É por isso que é bom beijo de umbigo.


Correções sobre o post anterior:
1) Mizuno é com um Z só.
2) Meu contador nem é tão Sr dos Anéis assim. Exagerei um pouco. É como dizem por aí: se a versão é melhor que a realidade, publica a versão! E deixa a verdade pros filósofos e pro Caco Barcellos e seu pretensioso Profissão Repórter. (brincadeirinha...). Mas ó: depois da confusão, ele (o contador, não o Caco) me recebeu assim "Tu tá braba comigo?". Hahaha, tive de rir. Do bem, ele. No fundo, é isso que vale: gente do bem.

Nenhum comentário:

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio