16 janeiro 2010

nadarPeDaLArCORRER

E o triathlon, então.
Gostaria de melhorar natação e ciclismo.
Por quê? Por que gostaria de melhorar? Boa pergunta.

Mas, antes da resposta, o ponto é como me sinto em cada modalidade (ou um pouco de como me sinto). Por que pensar sobre o que sinto? Ora, ora, ora... tentar entender o que sinto é meu esporte preferido. Always.
Porque eu gosto de suar, mas eu adooooooro (a tentativa de) entender as coisas. Suar os miolos, sabe? Penso tanto, querendo entender as coisas, que acho que meu miolo já é um ironman, um (uhu!) Marc Allen ou um Dave Scott.

Aprendi a nadar "velha". 24 anos. E por anos foi apenas um contraponto para os desgastes do trabalho, uma compensação pelas horas sentadas. Sem treinos. Depois, vieram os treinos. Comparando com a corrida, também passei a correr regularmente "velha". Trinta anos. Bicicleta? 31. E, passados dois anos, os longos de pedal ainda são um desafio. Comparando com a corrida, acho que melhorei nessa modalidade quando passei a fazer longos. Hm, seria uma pista aí?

Agora, as sensações. Tem uma que me intriga. Essa: eu corro com o corpo todo. Entende? Pé, pernas, coxas, glúteos, abdomen, tronco, braços. Não sei explicar direito, mas é isso: o corpo todo firma, o corpo todo corre, como uma coisa só. Na natação e no ciclismo, não.
Na natação, sinto meu corpo em partes. E isso piora na medida em que canso. Lá pelas tantas, são dois braços arrastando um corpo inteiro. Tentando. Porque braço também não é meu forte. Em vez disso, eu bato muita perna. Outro erro, dizem. Então, lá pelas tantas fica tudo com elas, as pernas. Enquanto isso, vejo que tem gente q parece deslizar sobre a água, acima dela, de tão fluido o nado... A propósito: o que era o Miyashiro no fast triatlo? Aquilo não é natação, é boxe, é luta, é vale-tudo.

Abrindo parêntese sobre a água aberta... Nela, "perco" as pernas - entende? Na água aberta, não encaixo a pernada. Aquele monte de água anula o que mais me faz sair do lugar... aí, já viu... sinto as pernas "soltas", não sei pra onde vai meu quadril. Alguém me entende??? Fecha parêntese.

No ciclismo, tem gente que pedala tão naturalmente que só de olhar se percebe que não é alguém fazendo força em cima de uma bike. Não é alguém + uma bike, mas sim uma coisa só, de tão sintonizados, integrados. Pessoa e bike viram uno.
Eu senti isso algumas vezes - ou algo que me parece perto dessa coisa que observo nos outros. Na maior parte das vezes, no entanto, principalmente quando canso, são duas pernas tentando levar um corpo todo + uma bike (tenho conseguido recrutar o abdomen mais vezes, mas preciso me concentrar). Ou seja, nem na natação, nem na bike consigo a sensação de unicidade, que me parece mais frequente e natural na corrida.
Por quê?

Respondendo à primeira pergunta: se melhorar significa sentir essa unicidade, essa inteireza nas 3 modalidades, então é esse o motivo pra melhorar. Só por isso. Sensação boa demais.

E, pensando ainda mais amplamente, triathlon não teria de ser uno? Não é natação + bike + corrida. É uma coisa só: nadarpedalarcorrer. Quando teu corpo entende isso e responde nesse nível, bom, aí eu acho que se chegou lá.
Existe lá?

Um comentário:

Sílvia Paz disse...

Bah se tu achar "o lá" me conta como vc chegou no lá heheheh...

Mas tu tah velha hein!!!!

O legal do triathlon é mesmo que vc chegue com uma idade mais experiênte nele, vc ainda tem a capacidade de evoluir e muito, acho que ele é um dos poucos esportes realmente desafiadores que te permitem fazer por um longo tempo e sempre evoluindo.

Não sei se existe um segredo em cada modalidade, bem que eu gosaria de correr como vc, isso me facilitaria muito, já que não é minha realidade, me esforço pra chegar perto.

Nada no triathlon é fácil, por isso é legal, e qdo se está cansado, dai é uma merda, mas o esforço, treino e dedicação torna as coisas menos pior.

Me ensina como correr tão fácil e tão bem?
Enquanto vc não me ensina esse segredo....
Me empresta tuas pernas???

HAHAHAH!!!!!

Bjus!!!

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio