13 abril 2009

De Porto Alegre

Uma das coisas mais legais que fizeram em Porto Alegre nos últimos tempos é aquele estacionamento da Fundação Iberê Camargo. O estacionamento não propriamente, mas a entrada e a saída dele. Vai dizer?
Você vai por ali, costeando o Guaíba, daqui a pouco, sleptch, mergulha no asfalto, some do mapa, desaparece da via, vai pras profundezas do rio, pro porão da Beira Rio. E lá dentro? É bem baixinho, o teto fica pertinho da cabeça, e os carros, os ônibus, os motoboys, as carroças, os ciclistas... todo mundo passando por cima de ti. Pra sair, mesma coisa: zuuummm e vc emerge lá do fundão, volta pra via, de surpresa para quem está passando desavisado por ali.
A Fundação? Ah, é legal... Alvaro Siza, o arquiteto, bambambam e tal. Mas, sei lá, me pareceu apertado. Incomoda. Arte neh? Dizem que arte não tem de agradar, tem de incomodar. E o prédio é arte. Ok, fui lá faz tempo, nem o tinham acabado direito ainda.
Passo essa parte.

***
A programação de TV da BusTV é uma coisa bizarra. BusTV é a TV do ônibus. Será que, se abríssemos mão da TV nas linhas, a passagem baixa de valor? Bizarro também é aquele telefone, que NINGUÉM usa. Até agora, e ele já deve estar rodando por aí há quase um ano ou mais, até agora só vi as pessoas se engancharem no fio. O pessoal tenta se segurar no... no... no.. como chamam os caninhos onde nos agarramos no ônibus?, engata um dedo no fio e atira o fone no primeiro que está pela frente. Involuntariamente, claro. Desculpa pra cá, desculpa pra lá, risinhos ou rubores e mais um tempão para acertar o fone no buraco de volta. 
Será que, se abríssemos mão do telefone e da TV, o valor da passagem diminuiria? R$ 1,50 ia ser legal.

***
Ainda dentro do roteiro das bizarrices, você que não é de Porto Alegre precisa conhecer a mais nova ciclovia da cidade. Ali pertinho da Fundação Iberê. Ela vai do nada pra lugar nenhum. Tem britas nas laterais. Muito bueiros. E o piso não é antiderrapante, ele é anti-qualquer coisa. Quadriculadinho, segura o pé da gente, puxa pra baixo. Mas eu juro que me esforço pra ver ali o primeiro passo para uma cidade mais pró-vida saudável. Ao menos, para que se saiba como não fazer na próxima.

***
Mas, em compensação (nem que seja só dentro desse post a compensação), correr na Beira-Rio, no fim da tarde, com o sol parecendo uma gema de ovo sumindo devagar (e, de repente, bem rápido) onde o Guaíba encontra o horizonte... bah, isso é muito bom. Muito simples e muito bom. 

***
E pra combinar com esse post de amenidades, vou lá terminar de ver o Se Eu Fosse Você que está rolando na TV da minha casa, na HouseTV, ou HomeTV. O Se Eu Fosse Você 2 é bem mais, mas bem mais engraçado. É sempre curioso rever um filme. Porque você muda com o tempo, e ele não. Muda nem que seja com relação a ele, afinal, ele não vai te surpreender mais (exceto os clássicos...). E pode ter sido o próprio filme que mudou você. Eu tenho essa sensação quando estou para entrar numa sessão de cinema e vejo os outros saindo, os da sessão anterior. Me passa a sensação de que eles estão ligeiramente "superiores" a mim... hehehe, eles já viram o filme! Já passaram pela "transformação". 
Enfim.
Que vontade de sentir minha barriga doer de novo, de tanto rir... 

Um comentário:

Sílvia Paz disse...

Bááá te revoltou ontem, só deu tiu-tiu ahahah...
Mas interessante tua visão das coisas, a gente acostuma a simplismente passar e.... passou nem se repara no que está do lado o quão útil ou inútil pode ser.
Nós somos muito acomodados, acostumados a olhar, aceitar e não revindicar e esquecemos que os maiores "prejudicados" somos nós mesmos....afinal quem paga a conta????
O negócio é olhar um bom filme de comédia pra dar umas risadas, porque chorar também não leva a nada....
Beijos guriazinha.

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio