26 março 2009

O mundo gira e nos espera numa boa

Não sei se tem a ver com o trabalho na área da comunicação, possivelmente outros segmentos oportunizem a mesma experiência, mas sempre achei curioso observar a chegada de novidades, a reação a elas, depois sua popularização. E às vezes isso levava um ano, um ano e meio, desde eu ouvir falar pela primeira vez até a coisa ser comentada ou executada por uma amiga/conhecido meu.
As redações de jornais tendem a ser bem conservadoras. Reagem mesmo só quando algo já as está atropelando. Lembro quando começou a coisa do orkut. Embora teleguiada pelo conservadorismo, redação que se preza tem um ou outro "antenado", "maluquinho", em geral da área de cultura ou de tecnologia. São eles que defendem as maluquices, que é como a gente tende a receber uma novidade. 
Então, veio o orkut e todo mundo torceu o nariz, entendendo como coisa menor, coisa de adolescente - e adolescente não é gente, claro... Hoje, a gente vê reportagens sendo feitas com a ajuda do orkut. Mesma coisa com os blogs. Vi gente rindo dos "diários". Hoje, são dezenas deles em cada portal de grupo de comunicação da grande mídia. Teve o MSN tb. Chegou-se a proibir a ferramenta; agora, editores e repórteres do interior só se falam através da ferramenta. No momento, é o twitter, e tô curiosa para acompanhar o que vai acontecer até sua popularização. Pode também não dar em nada, como aconteceu com o Second Life, recebido com pompa e circunstância. Em geral, as coisas que vem pra ficar não fazem alarde.
Mas não falo só de tecnologia. Aliás, não é tecnologia. Isso é comportamento. E nesse sentido dá para citar outras coisas, mais corriqueiras até.
Tatuagem, por exemplo. Já foi preciso escondê-las. Hoje todo mundo tem uma. Até na orelha, no lugar do brinco. Hehehe
Ou como o namorado dinamarquês, ou holandês, de uma amiga. Ele vinha pra cá, isso há uns 10 anos ou pouco mais, e ficava espantado quando passava por um parque. Ele olhava pra minha amiga e dizia: "por que vocês só caminham e não correm?". Hoje em dia, é tanta gente correndo que, dependendo da hora e do local, é mais fácil correr na Andradas.
E há coisas mais "sérias" também, e é aí que eu quero chegar. Algumas bastante relevantes. Eu lembro de ouvir histórias de como o cara que criou o Gurgel foi desdenhado ao apostar em carros elétricos, defendendo que campo é pra plantar comida e não combustível. Agora, ele não está vivo para ver a indústria automobilística ser vista com ressalvas por sua ode ao petróleo.
No fórum de Davos 2009, e não precisa entender muito de economia para ter sacado, os questionamentos eram muito próximos dos feitos pelo fórum social mundial de anos atrás.
O que aconteceu? O mundo girou.
Agora, dia 28/3 (e finalmente chego aonde queria chegar), vai acontecer a Hora do Planeta. Às 20h30min, estamos convidados a apagar/desligar por 60 minutos toda forma de uso de energia, em protesto contra o aquecimento global, ou comunhão pela vontade de salvar o planeta. 
Há coisa de cinco, seis anos atrás, eu lembro de receber no meu "email da firma" relises de ONGs bicho-grilo sugerindo a mesma mobilização. Eu lembro de editores sérios rindo ou nem lendo o email, mandando direto pro lixo, afinal, ele tinha coisa mais importante para fazer. Agora, a Hora do Planeta tem patrocínio, propaganda na Globo com narração de ator global, site e... cobertura da imprensa.
O mundo gira mesmo, mas em termos de "saúde do planeta" eu não sei se ele nos espera numa boa.

Um comentário:

Srta. PENÉLOPE disse...

Perfeito o texto mana!!!Mas infelizmente o mundo só gira a nosso favor quando um orgão de nome se mobiliza( e ganhe $, com isso!!!que é o pior!!!)...isso pra mim é muito triste, pois quem realmente faz o mundo girar é o povo e no andar da carroagem, nós povo, estamos cada vez sem vez, logo estamos fazendo o planeta sofrer. Eu só espero q o Planeta não se revolte contra nós mais ainda...mas continuamos a luta,companheira!!!
bj

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio