13 novembro 2009

Um post "Radical livre"

Acabo de sair do último painel da Semana ARP da Comunicação, no qual se falou muito sobre relevância. Então, deu vontade de escrever aqui sobre coisas extremamente...
... irrelevantes. Ou não (como diria, apesar de nunca mais ter dito, o Caetano. O Veloso).

Aliás, o bambambam da vez, o cara que falou no painel esse, contou que na agência dele tem os chamados "radicais livres". São caras pagos para pensar e falar... merda. Ele não disse isso, mas é tipo isso. Caras pagos para serem irresponsáveis, proporem as coisas sem filtro. Id total. Sem egos ou superegos (alguém sem ego numa agência de publicidade??? isso existe??? bem, parece que sim). Brainstormens, eu diria. Adorei. Esse é um post-radical livre. Ou seja, vou falar merda. Eu pretendo.

Aliás, esse bLOg poderia se chamar Aliás, neh? Como escrevo Aliás nesse negócio...

Aliás, por causa da cobertura da Semana, eu conheci a suíte presidencial do hotel Sheraton. E, olha, vou te dizer... é... decepcionante! Nem a vista lá de cima é tudo isso. Sou mais a minha casinha com tatames e sem nenhum sofá. Mas, of course, o seu Sheraton não está nem aí pra minha opinião, nem me contratou (ou contrataria) pra ser seu radical livre, pra ouvir uma merda dessas... desculpa aí, seu Sheraton!

Me intriga muito, muito mesmo, o itinerário do T9. Ao menos, o trecho que me leva do meu bairro para o Moinhos de Vento. Eu já usei a linha várias vezes, e essa semana ainda mais por causa da Semana (agora, com maiúscula!), e continuo com a sensação de que nunca, nunca, nunca, jamais, em tempo algum, como diz o Lula, eu conseguiria decorar o itinerário do T9. Acho que os cobradores não decoraram, o que sobra pra mim, passageira eventual? Já os motoristas acho que contam com um GPS para conseguir. Não tem outra explicação! É muita volta! É muita ruazinha. E o mais enlouquecedor é que ele dá volta, volta e volta, vira à direita, vira à esquerda, vira direita, vira à esquerda e (pasmem) são sempre as MESMAS ruas! Pordeus, cuida as placas e comprove. Ou tu tah entrando ou tu tah saindo da Silva Jardim. Ou tu tah entrando ou tu tah saindo da Artur Rocha. Ou tu tah entrando ou tu tah saindo da Carlos Trein Filho. Só que nisso já se passaram uns 15minutos! A impressão é que ficamos girando! O que me leva a pensar que o meu destino, na verdade, é ao lado da minha casa, basta dar um passo pro lado, e só eu não sei!

Aí que eu estava deixando o salão onde o painel aconteceu nesta noite, me dirigindo ao elevador, entrei no elevador, vi uma pessoa se aproximando, e a luz se fez. Brilhou, como diz uma amiga minha. Entendi, descobri como surgiu a ideia desse... desse... desse... não sei, patético?, não sei... desse "novo" sinal de trânsito que as pessoas podem fazer pra atravessar na faixa de segurança. Sabe? Pá! Estende a mão e vai, como um soldadinho inglês.
Surgiu da seguinte situação: você quer pegar o elevador, tah? Aí vc chega ao hall que dá acesso ao mesmo (tinha de usar "o mesmo" num textinho sobre elevador, claro...) e vê que o mesmo já está partindo, mas tem lugar pra mais gente. Naquele átimo de segundo (átimo? não sei o que é, mas vc entendeu...), você decide que vai pegá-lo, afinal, vc está cheio de coragem aquele dia (ou simpatizou com a turma lá dentro, ou tah atrasado ou simplesmente sem saco de esperar o próximo). Aí vc apressa o passo (olha o soldadinho inglês se apossando do teu corpinho...), apressa o passo e... pá! Estica o braço, estende a mão entre as duas partes da porta do elevador, a fim de evitar que elas se encontrem, e mergulha pra dentro, com segurança. Ufa.
Foi daí que veio esse gesto aí da faixa de segurança. Claro que foi!!!!
Como é a necessidade que faz criar a coisa (olha a relevância aí!), deduzo que sempre tivemos mais receio de mergulhar num elevador que está partindo do que de atravessar uma rua, neh? Tínhamos mais medo de ficar esmagados na porta do mesmo (o elevador!!) do que de atropelamentos... senão, o bracinho esticado a la soldadinho inglês teria nascido primeiro nas ruas e não nos halls de elevadores!!!

Vem das ruas uma mania esquisitíssima que eu tenho. Não sei de onde surgiu isso, quer dizer, eu sei sim, mas agora não seria irrelevante contar (rsrsr). É o seguinte: eu fico olhando placas de carros, conferindo a numeração delas.
Tá, eu disse que era doido. Às vezes, tonteio tanto quanto quando ("tanto/quanto/quando", bah, nunca pensei que isso pudesse fazer sentido junto) estou no T9. Porque são muitos carros juntos, neh, e eles ficam passando, passando, passando, e eu quero olhar a placa de todos. Pra quê? Ah sim, explico: se eu encontrar uma repetição de números em dezena ou unidade, tipo 9090 ou 3333, significa que alguma coisa que eu estou desejando muito tem boas chances de acontecer ou que alguma coisa muito legal vai acontecer; agora, se eu encontrar a combinação contrária, tipo 0330, ou 2552, significa que não. Então, eu faço um joguinho, pra ver quais tipos de placa vejo mais. Um placar das placas!
Tah, eu sei, é doido... mas eu descobri coisas curiosas nessa brincadeira. Descoberta 1: as pessoas tendem a estacionar seus carros quase sempre nos mesmos lugares em toda a cidade, porque eu já sei onde tem carros em que vou encontrar placas "do bem", então, às vezes eu "roubo" no joguinho rsrsrs. Descoberta 2: as placas "do bem", com números repetidos, tipo 3333, 9090, são mais comuns (aliás, muito comuns!) em carros novos e/ou bacanões. O que me leva a pensar que as pessoas escolhem essa numeração para suas placas. O que leva a pensar que, sim, a repetição de números tem sim um significado especial!
Agora, depois de ler esse post, tenho certeza de que tu vai "olhar diferente" pruma placas dessas quando ver uma. Hahaha... E não teria sido assim que nasceram todas as superstições?

Por fim, a última merda do post é... (não, acho que ainda não é a última) sobre o contador de visitas desse blog. Aquele numerozinho que fica lá embaixo e que diz quantas pessoas passaram por aqui. Não acho que seja um número confiável, mas o programinha me dá outras informações curiosas. Me diz, por exemplo, como as pessoas chegam ao meu bLOg. Além de outros blogs trazerem para cá, há as pesquisas no Google.
Tem muita gente que pesquisa "blog Loraine Luz", ou seja, tem gente me procurando!!! Ou procurando os meus pensamentos - o que pode ser bem diferente. Mas tem outras pesquisas que levam a postagens específicas, fazendo delas "as mais mais". Aí, é meio engraçado o resultado. Um dos post que mais aparece é este. As pessoas pesquisam muito sobre como eliminar as mosquinhas de banheiro!!! hahahah Eu respondo: limpe o ralo! Outro bastante "pop" é este aqui. Porque tem muita gente pesquisando coisas como "fulano me comeu de quatro", tipo isso. Nessa linha, tem esse aqui também, porque a galera vai no Google em busca de vaginas.

Tudo isso eu pensei em escrever aqui enquanto vinha embora pra casa dentro de um giratório T9. Não sei se foi culpa do ônibus, que me tonteou no seu louco itinerário, mas a ideia era apenas escrever irrelevâncias. Mas acho que foi culpa da palestra do cara esse... culpa das ideias, da estimulação. Aliás, belo painel. Adorei o cara.
Mas sério: ouvir as pessoas, ouvir histórias reais, e não papinho furado, gera energia. Me deu um gás meio incontrolável de pensamentos... ainda que aparentemente inúteis e irrelevantes. Ou não, vai saber... No meio de um monte de merda pode vir uma pérola... olha os radicais livres...
Por isso que eu digo: a gente tem de dizer o que sabe, o que aprendeu, o que sente, contar, compartilhar. Isso gera movimento, onda, estímulo, mesmo que viremos todos radicais livres sem remuneração.
Aliás (putz, escrevi de novo essa porra do aliás), o cara da palestra essa falou de um esquema de estimulação que ele criou na agência dele: tem as equipes alfa, beta, gama... estimula os alfa, até que os beta são impactados, estimulados, e a energia chega nos gama, e assim vai... Saltos quânticos, tah ligado? (isso ele não disse, eu pensei). Assim que nasce uma grande ideia, a BIG IDEA, tema da palestra dele. Mas, claro, tem de ter relevância. Os radicais livres não são pagos para terem ideias relevantes, mas podem vir a tê-las, a relevância está neles mesmos. Eles são o chão de fábrica, entendeu? É ali que tudo pode começar.

Relevante é algo que é verdade.
O que é verdade não morre. Se desdobra, cresce, se multiplica, evolui, permite conexões. Mentira tem um fim em si mesma - porque, se avançar, quanto mais "evoluir", mais frágil fica.

Aliás, essa é uma pergunta relevante de se fazer: o que é relevante na vida? Teu emprego é relevante? Teu carro é relevante? Teu pai, tua mãe, teus irmãos são relevantes? Teus amigos são? Todos? Jura? Teu namorado/namorada é relevante?
Ou são apenas circunstanciais, estão aí porque, sei lá, aconteceram e é conveniente, e conveniência não é crime? Tipo... preferir encher o campo de volante a arriscar um terceiro atacante.
Se a resposta não tiver muita convicção, a porção radical livre da gente se levanta e berra: tu é um cagalhão!!! Eu sempre que ouço um "tu é uma cagalhona!!" da minha porção radical livre, bah, eu não consigo dormir até fazer alguma coisa. Mas podemos fazer de conta que não ouvimos, claro, sempre podemos.
Pronto, essa é a merda final.


***

Sei lá, acho que termino a maior parte dos meus post de um modo meio chato, moralista. Não é bem isso, mas tipo isso... Vc pode achar isso também, se agarrar a essa impressão, até porque ela é conveniente, e fechar os olhos para o que eu quis dizer. Fazer de conta, fazer de conta, fazer de conta... No geral, o resultado do que se escreve depende do que o leitor decidir.
E pra tudo nesse mundo, boa vontade é sempre bem-vinda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Lo!
Obrigada pela visita no meu blog!
Que coincidência você ter encontrado um post no meu blog falando justamente num assunto que você havia abordado á uns dias atrás... Lendo o seu post, vi que você também costuma ver números repetidos, mais no seu caso acho que é mais uma brincadeira do que coincidência né?!rsrs
Bom! Desculpe pela demora em responder, mais eu estava inativa por uns dias em respeito á problemas pessoais.
Agora não estou com tempo, mais espero poder logo depois olhar melhor seu blog, me pareceu bem interessante!
Beijos e desde já um ótimo final de semana!

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio