28 agosto 2008

Na posição

"Na posição" é uma recomendação na planilha de treinos. Aparece nas séries de natação, mas sei que vale para o ciclismo e a corrida. "Na posição" é, como direi... na posição. :)
Já tá dito. É fazer a série atenta à posição mais próxima possível da ideal, técnica. Não é fácil, principalmente quando se está cansado.
Lembrei de uma professora de pilates que eu tinha. Ela explicava o exercício, o movimento e, antes de começar, ela me dizia: 'te organiza'. Que significava isso: toma consciência de cada parte que é tua, de cada parte que tu vai usar, foca, concentra, procura tua respiração, por aí.
"Te organiza" é o mesmo que "na posição".
E eu gosto das duas recomendações. Porque são a base de tudo. É nelas que percebo que o treino não pode ser apenas uma folha de papel. Cada série "na posição" é a chance de eu falar tête-à-tête com o meu corpo, e ver quem está no comando. Às vezes, ganha ele; às vezes, ganho eu.
Quem sabe chegará o dia em que "na posição" seja a minha posição natural, espontânea. Na natação, na bike, na corrida, no pilates. Na vida.
Assim. Explico.
A gente precisa lembrar de ficar "na posição" na vida no dia-a-dia tb, né?
Não dá pra amolecer o braço na natação, atirá-lo lá pra frente como se não fosse teu; não dá para soltar o core no pedal, despediçar sua força; não dá para arrastar os pés na corrida, desistindo de toda a coxa à disposição.
Também não dá para rasgar a "série" que a vida o cotidiano nos apresenta (eu já tentei, mas a próxima série tende a ficar mais dura). A gente pode dar um tempo, ligar a TV pra não pensar em nada, dar uma volta na quadra, dançar até sujar a meia no carpete da sala ou ir dormir. Mas no dia seguinte...
"Na posição!"
"Te organiza e vai".
Treinos, triatlo, pilates e seja lá mais o que for 'aparentemente' apenas físico: tudo isso às vezes tem sentidos assim, meio viajandões pra mim.
Mas é só às vezes, eu juro.

Um comentário:

Srta. PENÉLOPE disse...

Sabe?!Lendo isso, me fez mais uma vez, repensar q nós duas - que adoramos a LIBERDADE em tudo - não suportamos, mas temos a consciência de que necessitamos de: "na posição", "na rotina", "na organização"...e isso me fez rir muito....Porque fugimos muito disso devido a um único fato: PISCIANAS NATAS,rsrsrsrs!!!!Hoje eu estou num momento q estou gritando comigo mesma: NA POSIÇÃO!!!!Porque quando tenho 'n' coisas pra fazer eu consigo ficar 'na posição', mas hj que preciso muito me organizar com duas coisas apenas (meu TCC e minha reta final da faculdade)...realmente não estou conseguindo ficar ..NA POSIÇÃO!!!
...mas eu chego lá,ehehe!!!Sempre chegamos meia nadando perdida nesse mar aberto, meia desligada, mas chegamos ,né?!rsrrsrs
bj mana

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio