07 agosto 2008

Um prefeito bem doidão

O Sebastião começou o papo lá no blógui.
A época é oportuna, afinal, vai ter um domingo que vamos ter de ir a algum colégio da cidade, nos apresentar e brincar na urna eletrônica, para a escolha do novo prefeito.
O Rodrigo comentou que pra ele já estaria ótimo se retirassem a sinaleira debaixo da Terceira Perimetral no cruzamento (cruzamento?) da Nilo Peçanha e também permitissem atravessar a Protásio pela Ramiro Barcelos.

Eu gosto muito de Porto Alegre. Sinto mesmo o que diz aquela propaganda, que deve ser do Zaffari. A que diz que a melhor vista da cidade é a aérea, de quando voltamos para ela. É mesmo! Porto Alegre está longe da perfeição, mas o que a gente quer das coisas/algo/alguém e até da cidade onde moramos é personalidade e integridade - para os defeitos a gente dá um jeito. E POA tem isso: personalidade e integridade.

Minha Porto Alegre ideal, eu já contei num post aqui, teria o Dilúvio navegável, com barcas e duas largas ciclovias nas duas beiradas, deixando um espacinho prum corredor de ônibus (elétrico!) antes das calçadas. Eu queria também que o Guaíba voltasse a ser praia, do Centro até a Zona Sul, e que sua costa fosse tomada por esportes, dos náuticos aos terrestres. Queria q nenhum parque fosse cercado e que toda idéia de muros como o da Mauá fosse proibida na constituição estadual. Eu queria ciclovias e metrôs.

Impossível? Yesss, eu tb acho.
Não vamos eleger o prefeito que vai fazer isso, né? Não, não vamos...
Os programas deles falam de outras coisas, como criança na rua, educação, essas coisas, que você aí está achando que são mais importantes. Não são. E as idéias ali em cima não as excluem.
Fazer real aquela Porto Alegre ali, do parágrafo acima, tem tudo a ver com uma cidade mais justa. É uma questão de espírito, de clima, de atmosfera diferente. E isso muda toda a energia do lugar, a ponto de respingar nos chamados "PROBLEMAS SOCIAIS". Às vezes, a gente resolve um problema atacando justamente o que aparentemente não tem nada a ver com ele. É uma questão de liberação de energia.
Loucura? Yesssss, eu tb acho.

Mas um dia o Brizola aterrou o Guaíba e colocou dois bairros sobre ele. Tá lá o Praia de Belas pra quem quiser ver. Pára para pensar: aterrou o Guaíba para alargar a cidade!!! Não é maluco?
Também teve um prefeito que foi tachado de louco quando rasgou a cidade pra fazer a Protásio Alves. Hoje, a Protásio não é nada...

Então, é isso: eu quero um prefeito maluco. Bem doidão. Dá para ser? Onde tem?

2 comentários:

Fernanda Souza disse...

Loraine para prefeita!!!!!!

Seria maravilhoso ter uma cidade assim, e é possível, pois o principal nós já temos, só falta redecorar a casa :)

sebastiao disse...

eu também. eu também. quero um prefeito maluco. mas nem é bem isso. o que tem de maluquice em derrubar o muro da mauá? o que tem de maluqice em bota uma imensa ciclovia na beira do dilúvio? o quê?

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio