14 fevereiro 2009

O não

No shopping, depois de um lanche, minha irmã explica a meu sobrinho (filho do meu irmão) por que ele não iria nos brinquedos aquele dia. 
Os dois sentados na minha frente. 
O argumento dela era bom. Eles não haviam combinado isso. Se tivessem combinado, ok, mas a idéia era ter ido até ali pra fazer um lanche e também consertar os óculos de nossa mãe, avó dele, em uma ótica. Só isso. Então, ele até podia sugerir os brinquedos, mas teria de aceitar o não. 
Ele tem cinco anos e não aceitou facilmente.
Mas o que me chamou a atenção é que, em questão de segundos, aquele não fez os olhinhos dele se encherem d`'agua. Se inundaram de tanta dor, parecia ter tanto sofrimento ali, que eu podia imaginar o peito dele se espremendo de tristeza. 
Aí eu me dei conta do óbvio, talvez. A partir de muito cedo, tipo cinco anos de idade, rsrsrs, a gente vai chorar sempre do mesmo jeito. Só muda o motivo. Talvez nem o motivo mude: se for reparar bem, bem no fundo, a gente frequentemente chora porque ouviu/sentiu um não.

E eu tb quis, por segundos, poder evitar que ele chorasse. Não exatamente aquela vez ali, a dos brinquedos. Mas nas outras que viriam em sua vida. Foi isso. Eu senti pena das vezes que ele ainda ia chorar e senti que dificilmente seríamos capazes de evitá-las, porque enfim faz parte. E ninguém morre por causa disso. Mas foi tudo muito rápido, tudo junto, e nem sei se expliquei direito aqui. 



2 comentários:

Lúcia Brito disse...

Explicou sim.
Foi uma experiência não de pena, mas de compaixão, que é o desejo de evitar o sofrimento dos seres sencientes.
E teve a percepção da natureza básica do samsara, que é o sofrimento. Sofremos porque nos agarramos ao que desejamos, e sofremos porque tentamos nos livrar do que não gostamos.
Viu só?

Srta. PENÉLOPE disse...

É mana, concordo com vc...é duro ter q ter atitudes q nos desagradamos em realizá-las, mas q são fundamentais, principalmente para uma criança (e q muitas vezes mimamos por isso)pra não sentirem tão cedo a palvra NÃO para um desejo(mesmo q sejas repentino)Mas infelizmente educar também tem esse lado" muito chato",mas essencial.

ps:naquela hora, por um segundo, quase me levantei e comprei o semáforo q ele queria, só pra não ver mais aqueles olhinhos com lágrimas... :((

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio