04 fevereiro 2009

Incenso

Fiz essa entrevista para um frila, mas já vi que o editor (ah, os editores... nunca entendem os repórteres) decepou boa parte do bate-papo. E eu tinha achado tão divertida a conversa... Então, aí vai inteira (só faltou a fotinha).

Que momento hein, Loraine?! Entrevistando o vendedor de incenso da Cidade Baixa! Iurruuu.


Da Cidade Baixa para o Moinhos de Vento

(o q você quer saber sobre o peruano-chileno-argentino vendedor de incenso e nunca teve chance de ler)


Uma ação divertida e cheia de votos de energia para 2009 da Dez Propaganda acabou por contribuir para o clima mix-total pretendido pela organização da Semana ARP da Comunicação 2008. Por alguns dias, quem participou dos painéis encontrou pelo Moinhos de Vento um personagem bastante conhecido em Porto Alegre por conta de seu trabalho no bairro Cidade Baixa. José Eduardo Martinez, 52 anos, vende incensos de bar em bar há 19 anos. Saiu de Lima (Peru) há 25 anos e, antes de se fixar por aqui, passou pelo Chile e pela Argentina. Abaixo, ele conta como foi a experiência.


Por que distribuir incensos durante a Semana da Propaganda?

"A Dez me procurou para fazer uma ação. Eles queriam fazer propaganda deles e também animar a Semana, ter uma mensagem que desejasse um 2009 dez. Em cada incenso, tem um aroma, uma cor. Queriam distribuir energia. Mas disseram pra eu ser eu mesmo, não tinha nenhum texto especial."


Você trabalha com incenso há 19 anos. Desde o início teve essa conotação energética, de você parar, olhar pra pessoa e dizer do que ela precisa?

"Não... Foi depois, aos poucos. No início, vendia pelo aroma somente. Sou kardecista há cinco anos. Não sou sensitivo. Sou intuitivo, desde criança. Fui lendo, estudando. Percebo coisas pelo olhar."


E como foi trocar a Cidade Baixa pelo Moinhos de Vento durante algumas noites durante a Semana da ARP?

"Foi gostoso. Encontrei várias pessoas que já me conheciam, e é uma zona da cidade linda. Aprendi muitas coisas. O que fiz foi uma ação. Em publicidade, chama ação."


Você faz ação toda noite há um tempão!

" (risos) É verdade! Tem vezes que chego esgotado. Suga muito a energia. Tem de tomar banho de sal grosso (risos). Mas é assim: as pessoas amigas param para falar, abrir o coração. Desgasta bastante."


Essa forma de abordar as pessoas, você desenvolveu aos poucos...

"Mas tem vezes que saio à noite e não sei por onde começar. Se encontro muita gente negativa, travo, fico bloqueado e não sai nada. Preciso achar um lugar legal, uma energia boa para me sentir bem e então começar."


Alguém já recebeu mal você? 

"Sim. Tem um bar, conhecido até, ao qual eu não vou mais. As pessoas me trataram mal e eu sou de responder. Então, pra não incomodar, eu não vou mais."


Quantos incensos você vende?

"Uma média de 3 mil palitos por semana."


Quantos distribuiu na Semana da ARP para a Dez Propaganda?

"Uns mil palitos em três dias."

8 comentários:

fe disse...

O QUE VOCE FAZ QUANDO ISSO ACONTECE.
PARA QUAL JORNAL OU REVISTAVOCE FEZ.GOSTARIA DE COMPARAR.....

fe disse...

O QUE VOCE FAZ QUANDO ISSO ACONTECE.
PARA QUAL JORNAL OU REVISTAVOCE FEZ.GOSTARIA DE COMPARAR.....

VAN disse...

Saudade tamanho do mundo de ti, guria! :-)
E saudade também grande de ler teus textos. Adorei este!

Ah, temos que conversar. Quero te contar meu projeto de vida para o segundo semestre. :D

Lo disse...

Fe...
O que eu faço? Qdo um texto é cortado? Nada... :)
a revista ainda não foi publicada. Qdo for, te digo, pra tu comparar.
Mas quem é tu? A gente se conhece? ;)

***
Vanessa!! Minha repórter preferida. :)
Senti felicidade no teu comentário. Deve ser coisa muito boa esse teu projeto. Me conta simmmmmmm

fe disse...

SOU UMA LEITORA ASIDUA TUA,E UMA FA SUA SEMPRE TORÇO POR VC NA SUAS COMPETIÇOES.mAS SE TE ENCOMODO ENTRANDO NO TEU BLOOG,NAO ENTRO MAIS DESCULPAS.

Lo disse...

Fe
vc não incomoda não.

Adriana Schnell disse...

Pô! 3 mil palitos por semana?! Nunca imaginei que um único vendedor de incenso em POA pudesse vender tanto palitinho!!! Gostei de saber!!! beijo em ti!!!

Lo disse...

Será que ele não me atochou, Adri?
como saber, neh?
eu é q não vou contar heheh

bj!

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio