15 janeiro 2006

Infância (4)

Da sala, de dentro da minha casa, ouço a menina perguntar à mãe. As duas passam no meu trecho de calçada a tempo de a pergunta entrar inteira pela janela:
- Mãe, ainda estamos no horário de verão?
Aí, me lembrei de outra “preocupação” comum às crianças, quando estão começando a freqüentar a escolinha.
- Mãe, amanhã já é segunda-feira?
Senti inveja (saudade?) dessa alienação infantil. Desse pedaço de vida alheio à pressão do tempo, ou às informações que antecipam a passagem irreversível dele, produzindo uma dose de ansiedade que contribui para seu suposto peso. Inveja dessa condição infantil imune a prazos tão enganosamente inofensivos. Inveja principalmente, agora me dou conta, do luxo de viver sem precisar saber que horas são – se estão atrasadas ou adiantadas – e em que dia da semana estamos porque há alguém por perto, bem perto, para se preocupar com isso. E melhor, olha que delícia: alguém pronto para dar a resposta certa e que, porque tem preocupações mais sofisticadas, o faz com a leveza e a segurança de que a criança nem sabe que precisa.

5 comentários:

VAN disse...

e não é q tu deletaste logo o post em q eu tinha deixado comentário?

Lo disse...

ô, Vanessa
Eu avisei, achei q tu tinha lido... Sorry. Devia ter te avisado por um meio mais seguro. Eu até lamentei exatamente isso: deletar o que tinha comentário... nada pessoal, na real, eu não gostei daquele post, daquele texto, nem do que gerou ele. enfim. Voltei atrás. Pode, né? Mas eu juro que não faço mais.

Unknown disse...

Oi, querida! Que legal o teu blog! Seja bem-vinda a esta cachaça...

Unknown disse...

Dã, eu sou uma besta! O teu blog já é velhinho. É novo só pra mim. De qualquer maneira, gostei de descobri-lo! ;-)

Lo disse...

Oi Cássia!
Que surpresa te encontrar. Legal mesmo. Volte sempre ;)

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio