31 janeiro 2006

Rótulos, embalagens e etiquetas

Pensa num supermercado. Imagine-se num corredor de coisas miúdas, ensacadas, enlatadas. Diversas cores, milhares de letrinhas naqueles produtos todos. Informação, informação, informação. Se você respeitar ao pé da letra os profissionais que ganham a vida assim, desenhando e elaborando textos para rótulos, embalagens e etiquetas, e ler tudo, vai vencer um único corredor a cada ida às compras. Dois, talvez, se você estiver com tempo. E a leitura, digo, as compras continuam na próxima vez. Não impressiona você pensar que cada letra, cada imagem, cada cor naquele produto foi planejada? Demoradamente planejada, na certa. Imagina a reunião para decidir a embalagem do grão-de-bico.
Há um mundo naquelas letras miúdas de rótulos, embalagens e etiquetas. O idioma é o português, na maior parte delas, mas seguido encontramos o quimiquês de “antes”, “atos” e “ódicos” que sequer vimos no colégio, imagina lembrar o que significa. Não era assim antes, ou nunca parou nas suas mãos uma revista velha, com toscos reclames (anúncios) de 30, 40 anos atrás? As embalagens eram apenas... embalagens. Vinham o nome do negócio, uma frasezinha sugerindo do que se tratava e era isso. Cores básicas. Bicolor, no máximo. Hoje, não.
Hoje, rótulos, embalagens e etiquetas devem ser projetados por profissionais com MBA. Pensa no café da manhã, por exemplo. Não dá tempo de abrir o jornal se formos ler de cabo a rabo o que está escrito no saquinho do pão (light, com centeio, aveia, mel, gergelim, 0% de gordura, rico em fibras e enriquecido com ferro) e no potinho da margarina (sem sal, sem gordura, rica em polinsaturados, enriquecida com ômega sei lá qual número). Ok, mas eu leio. Confesso que gosto. É como se, ao mastigar e ingerir um produto tão especial, enquanto leio o quanto ele é especial, o efeito saudável duplicasse, triplicasse. E o café da manhã quase vira um ritual de cura.
Etiqueta de roupa, então. Nunca mais vi apenas o P, o M e o G. Um parêntese: acho o GG tão ofensivo... Deve ter sido uma das primeiras tentativas (no caso, um tanto grossa, insensível) de pensar as etiquetas como algo dinâmico, um meio de comunicação, tratando o cliente fora dos padrões. Fecha parêntese. O fato é que, hoje, há peças que chegam a ter três, quatro etiquetas presas à barra, uma por cima da outra, como uma colônia de carrapatos têxteis. E aí você chega em casa e precisa reservar um tempo para, antes de guardá-las no armário, sentar-se numa poltrona e ler as roupas. Dependendo do número de peças, as etiquetas vão se empilhando no braço da cadeira e, depois, quase enchem o lixinho seco sobre a pia da cozinha...
Esses dias, comprei um sutiã. Não dá nem para chamar de lingerie. Sutiã básico, simples. Mas eram três etiquetas, fora a do preço. Em uma delas dizia que não podia lavar nem secar na máquina. Não podia usar detergente, mas apenas sabão neutro. Não podia torcer, só apertar. E tinha de secar à sombra. Sim, usar podia – ao menos não encontrei nada dizendo o contrário e acho que li tudo. Cruzes, pensei, isso não é uma roupa, é quase um ser vivo. Acho que comprei um tamagochi.

9 comentários:

Gláucia disse...

Oi, Lo.
É a sagitariana que encontra piscianos mundo afora. Muito legal teu blog. Te vendo tão quietinha e tão calminha nunca te imaginei pensando tudo isso num ritmo assim tão rápido.
Bjos.

PS E o pilates?

Lo disse...

Imagina falar tudo o q passa nessa cabeça... Precisaria de mais bocas. hehehe. Mas daqui a pouco passa, e tudo fica mais calmo, eu acho...
Sigo no pilates, às quintas, 19h30min. Queria fazer mais uma vez na semana. Queria começar a correr tb (como tu consegue?). Queria voltar a estudar tb. Xiii, quanta coisa simples e aparentemente "difícil".

ps.: há sagitarianos que se aproximaram da minha vida tb, então, podemos pensar em alguma espécie de compensação astrológica, uns piscianos por aí, uns sagitarianos por aqui... :)

Gláucia disse...

Sabe o que uma astróloga me disse? "Que peixes é o aprendizado de sagitário". Só isso, assim, enigmático. Sem maiores explicações. Deve ser por isso...

Gláucia disse...

Observações: 1.começaste o blog pouco antes de começarmos com o nosso. 2.Li no teu perfil os filmes:tudo menos o Indiana Jones (por não conhecer). 3. Por que ficaste surpresa de me encontrar por acaso? P q não tenho cara de bloggeira? Como foi o acaso?

Gláucia disse...

Insônia.

Lo disse...

Oi Glaucia!
1. Peixes é tão confuso para ser o aprendizado de alguém... enfim. Vc gosta de astrologia? Eu gosto. Na real, acho que gosto é da chance de haver algo, além de mim, que possa explicar meus atos. hehehe. Muito maduro, como se vê.

2. Indiana Jones = Harrison Ford na sua melhor fase. Clássico da minha adolescência de anos 80. Mais ou menos no estilo A Múmia, com menos efeitos especiais, um pouco mais de charme do mocinho/herói e uma mocinha um pouco menos "macha" (ou seja, que grita mais). E lógico que eles se beijam no final, mas só no final. Como tu não conhece? Indiana Jones e a Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo da Perdição, Indiana Jones e (esqueci). Templo da Perdição é o meu preferido.

3. Achei teu blog pelo Megeras Magérrimas, eu acho. E fiquei surpresa porque era alguém que eu conhecia. Se vc tem cara de blogueira? Olha, acho que sim. Porque quando vi ali Glaucia, pensei, só pode ser aquela Glaucia do pilates. A famosa Glaucia do pilates. Sério.

4. Insônia ontem também. Mas tentei evitar o computador, jurando que tava no controle do meu sono.

Gláucia disse...

Mas pelo amor de sagitário, onde é que a aniversariante se meteu e qual é o dia?
Não se posta mais por aqui?

Lo disse...

Oi, Glaucia!
Fiz aniversário dia 25, madrugada do dia exato do teu post perguntando por onde eu andava. O blog tá meio às moscas mesmo, mas vou me recuperar. E tu, o que anda fazendo ou correndo? Tenho acompanhado o Margarida. Desculpe se a resposta for óbvia, mas qual a tua ligação com o Caio?
Ah, antes q eu esqueça: não teve festa pra pisciana. Só no outro sábado, eu acho. Tá convidada!

Gláucia disse...

A ligação com o Caio é muito. Falaremos dela.
Mas vou postar um feliz aniversário atrasado agora mesmo. Depois vai lá olhar.
Ah, e eu sei colocar os links do lado. Se quiseres, a gente pode ir um dia em um web café qqer e te mostro.
Onde vai ser a festança?
bjs

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio