11 novembro 2008

Adoráveis malucos

Quem treina precisa de relógio. Acho interessante pensar sobre a relação que temos com a passagem do tempo.
No jornalismo tem muito também. Meu trabalho de conclusão foi sobre isso, sobre o tempo. Um tema maluco para o qual haveria um só professor (doidão) capaz de me orientar. E ele topou.
No jornalismo impresso, você escreve no presente para o futuro e sobre o passado. Doido.
E essa é só uma das possibilidades de reflexão (inútil heheh) que a relação jornalismo x tempo dá. Pra usar um exemplo bem simples: cobertura de partida de futebol, que em geral termina tarde pros deadlines de redação. O jogo acaba e há 10' ou 15' para fechar o texto (acertar o que dizer ao leitor + agradar ao editor) + escolher a melhor foto + editar a página (titulo/legenda/intertítulo/créditos/serviço) + revisar a pg (qdo o revisor faz uma pergunta cuja resposta vc não tem certeza, só pra complicar, afinal, revisar é pra isso) + revisar de novo (nem sempre dá tempo... muitas vezes, a pg já "foi" e a gente continua lendo ela...) e fim. Isso tudo com muita confusão em volta, barulho, telefone, comentários, gente dando opinião, pedindo opinião, o editor cobrando, o editor-chefe cobrando, os caras da rotativa (onde o jornal é impresso) te esperando... Esses 10' ou 15' parecem 1'.
E quando o editor diz me passa o texto AGORA, esse agora no teu ouvido parece um soco no estômago... hehehe que exagero. Nunca levei um soco no estômago pra saber...

Bom, mas treinar me fez repensar a relação com o tempo (vou dramatizar de novo, tá? licencinha...). Tipo: vc passa a valorizar cada segundo da vida depois de experimentar uma série forte intervalada. 10", 15" parecem tudo. O treino ensina isso. Um segundo pode ser comemorado. 30" é um intervalo longo, acredita? Pode acreditar: teu coração e pulmões agradecem.

Tem gente pouco, média e muito maluca pelo tempo nos treinos e competições. Deve ter a ver com as possibilidades de cada um. Mas é certo que, entre os atletas, eles vivem se medindo por esses segundos. Viu como tamanho não é importante? Importante é a duração... hahahah q engraçadinha.
Mas é uma preocupação com segundos tão maluca que, por exemplo, termina uma prova, dois amigos se encontram e, antes de eles se darem oi, largam: "em quanto tu fez?" ou "fez pra quanto?".
Seria mais ou menos como dois jornalistas se encontrarem no bar da redação depois de fechar a edição e, antes do oi, largarem: "e aí, qual foi teu lead?"

Mas são adoráveis malucos, os atletas e os jornalistas. Eu acho. Eu gosto.

Um comentário:

Lúcia Brito disse...

"Tamanho é documento
Tamanho é documento
Se é burro eu dispenso
Mas acolho se é jumento"
Essa sim é engraçadinha, hein? Não pude me conter ao ler seu post. Essa pérola da poesia é - lógico - refrão de um funk. Ouvi num set do Edu K. Eu acho isso mais engraçado do que vulgar. Quer dizer, eu acho engraçado alguém ter a idéia de fazer uma música sobre esse tema - e vários outros do funk, que às vezes ainda ouço a minha filha cantando...
Chinelagens à parte, as reflexões sobre o tempo são em si malucas, não acha?
O único tempo que realmente existe é o agora, o presente. Mas os humanos em geral disperdiçam o presente pensando sobre o passado ou sobre o futuro. E acham que isso é viver. Maluquice total.

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio