19 novembro 2008

Sonia

O meu se chama Sonia. Aqui perto tem o Montparnasse. Já vi Colosso e Triunfo. E lembro, assim, rapidamente, do Capitão Rodrigo e do Suzana.
Pordeus, quem dá nome aos prédios residenciais? Quem?
Sonia terá sido o grande amor da vida do engenheiro? Ou a mãe do arquiteto?
Será que a definição desses nomes usa a lógica da nomeação daqueles tornados/furacões da América Central? Ou seja, lógica nenhuma... hahahah
Daí eu lembrei que em Quintão, onde passei veraneios muuuuito legais na adolescência, as casas tinham placas com nomes. Porque, olha que legal, os terrenos eram meio ranchos, sabe? Quintão era uma mistura de campo e praia num só lugar. A nossa casa se chamava Mansão do Quintão. Ela era grande mesmo. Mas já tinha esse nome quando meu pai comprou. Aí veio a urbanização, e o nível da rua ficou mais alto do que o da casa. Quando chovia, alagava o pátio e parte da casa. (Bem, pode não parecer, mas a gente até se divertia, porque uma hora a água baixava e tudo ficava bem. Esteticamente era estranho, mas ok). Um dia à tarde, tinha chovido, e a casa lá, com seu laguinho particular do portão pra dentro. Então, passa um grupo de senhoras. Elas param, olham aquilo e desdenham "hmpf!, mansão do quintão?!".
Minutos depois vi meu pai tirando a placa.

***

A propaganda diz sobre o BarraShopping, que ficou pronto: "Você precisa passar aqui para ver".
Na boa, Fernanda Lima, não preciso não.
Daí eu lembrei que teve uma noite nos anos 80 (?) que minha família se bandeou lá da zona sul para "conhecer" o Iguatemi, uma "novidade" na cidade. Eu, criança, lembro que era longe, que era um prédio quadrado, como uma caixa, no meio do nada e que tínhamos de ver o tal do relógio. Mas lembro principalmente que usava umas botinhas e que fiquei muito cansada de caminhar. Então pensei: shopping cansa. E pra mim é assim até hoje de certo modo...

***

De que adianta, me diz, de que adianta eu comprar pães com essas sementinhas de que gosto tanto, como gergelim e linhaça, se grande parte delas cai da fatia e fica como farelos no prato? De que adianta? Então, nesse caso, o que você faria? 
Exatamente! É o que faço também: lambo a ponta dos dedos e fico catando as sementinhas como se os dedos fossem palitos ou aquelas lanças de juntar folha caída em parque... Dá também para pegar um pedaço de pão, passar margarina e usar esse lado "colante" para limpar o prato das sementinhas. Como se o pedaço fosse uma esponjinha. Ou os farelos fossem um restinho de sopa. 
Mas o que não dá é pra desistir das sementinhas, né?

aiaiaiii... aberta a temporada de postagens sem critério... 
O problema é a minha cabeça. Ela não pára. Será q se ela fosse atleta seria da elite? 

Sigo o baile, sigo o baile... daqui a pouco vem algo bom pra postar aqui. Brainstorm. Sementinhas.

(..horas depois...): mas afinal de contas quem é ou foi a Sonia?

Nenhum comentário:

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio