03 novembro 2008

Pepinos

Tô com um pepino. Um não, dois e meio.
Dois pepinos e meio pra uma segunda-feira tá de bom tamanho, né?!
Não são grandes, mas são pepinos. E, como bons pepinos que se prezam, eu não sei o que fazer com eles.

Tão ali na geladeira.
Será que fatio e ponho sobre os olhos as rodelas, pra "tirar as olheiras"? Mas ainda assim sobrariam pepinos. O que me deu de comprar pepinos, hein? Alguém sabe como faz aqueles pepininhos fatiados agridoces que acompanham sushi/sashimi? Alguém? A parte que diz "fatiados" eu sei como é, ok?

Seguinte. Quer fazer uma pessoa cair em si? Deixa ela falar sozinha. Mas não fique indiferente. Seja atencioso e acompanhe a transformação. Ela vai falar, falar, falar. As palavras vão bater na parede imaginária que a pessoa mesmo criou com suas idéias/razões fixas e vão voltar para ela, pros ouvidos dela. Demora um pouco, mas finalmente a pessoa começa a ouvir o que ela mesma tá dizendo. Então, ela se acalma. Ou cansa. E como só ela fala, só resta a ela analisar o próprio discurso. E como você não diz nada, mas está ali, interessado, amigo, ela começa a procurar mais e mais palavras para explicar o que tá sentindo - até para impressioná-lo, para convencê-lo de sua razão. Daqui a pouco, ela começa a escolher melhor as palavras. Nesse processo, ela vai descascando o próprio pepino, chegando ao ponto que interessa. E então começa a intuir a solução.

É o princípio da terapia freudiana. Falar é terapêutico.
Fiz terapia um tempão e sempre achei gozado pagar alguém para me ouvir. Porque na prática é isso. Eu ficava pensando: será que nenhuma amiga/amigo pode fazer o que ele tá fazendo?
Alguém nos ouvir parece pouco, mas não é. Ouvir alguém com interesse, com empatia e compaixão, é uma coisa difícil, porque quem ouve e quer ajudar (ou se livrar do papo) se apressa a falar algo (talvez não seja por mal) , tenta logo contar algo que lhe aconteceu parecido... Até acho que pode fazer isso, mas tem de acertar o momento.
Fora que o terapeuta fica te olhando com aquela cara de "eu-sei-o-que-vocês-fizeram-no-verão-passado" e aí tu meio que te apressa em contar até o que tu nem sabia que sabia.

Falar é fácil. Difícil é fazer. Digo, ouvir.
Não, não. Acho que falar é que é difícil. Afinal, quem fala é que tá com o pepino pra resolver.
Ah, sei lá. Cada um com seus problemas, como diz uma amiga minha.

aiaiaiaiii, eu juro que abri essa postagem só para falar dos pepinos, os da geladeira. Por que enveredo sempre prum blábláblá??? Por queeeeeeeeê? Pronto. Um porquê é pai-e-mãe de todos os pepinos, os de resolver.

3 comentários:

André Cruz disse...

OI ..sábado tu era a perfumada do pelotão...hahah
bons treinos

Lo disse...

rsrsrs
muito bom!
mas tu acha isso porque não passou por mim no final do treino... haha, qdo eu tava 'podre'

tava bem bom sábado, né?

bons treinos pra ti tb!

André Cruz disse...

hahahah..e tu nem queira me ver no final do meu...sim estava ótimo a galera da Raia Sul tá indo em peso..

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio