29 abril 2008

Recolhe

Acho que deve ser um lugar, um bairro, uma região muito triste, esta. Senão, seguramente um tanto deserta. Todos os ônibus com o destino/linha "Recolhe" passam vazios...
hihihi
q engraçadinha q eu tô.

***
Hoje eu vi a Ipiranga parada. Eu vi a Protásio Alves parada. Eu vi a Padre Cacique parada...
Nas primeiras postagens deste bLOg eu falei sobre isso. Há três anos. Eu escrevi que achava estúpido as pessoas engarrafando carros - todas elas sozinhas em seus veículos. De lá para cá só piorou. Li que são 100 novos emplacamentos por dia só em POA. Tô vendo a hora que o rodízio, como em São Paulo, vai chegar aqui. Acho curioso demais as pessoas se acostumarem e acharem normal o rodízio... e consideraram loucura abrir mão de carro definitivamente.

Há mais de três anos não tenho carro para uso regular. Gosto de ônibus. É verdade que as linhas de que dependo são tranqüilas. Reconheço que o transporte público não presta o serviço ideal, mas pretendo continuar de ônibus. Até porque o transporte privado (de uma pessoa só por veículo) tá mostrando que tb não é o caminho.

Você vai me dizer que ao andar de ônibus se perde tempo. Eu te digo: depende. E mesmo que se "perca", vc pode usar esses momentos pra fazer outras coisas q não pode fazer enquanto dirige porque precisa prestar atenção na direção, ou seja, precisa se estressar com o trânsito.
Mas te digo: na maioria das vidinhas que se leva, não se perde tempo. Essa é uma impressão errada. Faça o teste. Sem roubar. Conte o tempo que fica parado no trânsito e o tempo que leva para achar uma vaga para estacionar. E, de qualquer forma, será que vc precisa mesmo chegar e deixar com rapidez todos os lugares? Tá correndo por que mesmo? Será que falta tempo ou planejamento/metas mais sensatas/razoáveis? No meu caso, sinceramente, reconheço: me falta mais planejar direito.

Você vai me dizer que pre-ci-sa do carro para trabalhar. Ok, acredito. Mas não vale dizer que é para ir até o lugar onde tu trabalha se tua função já se plugou no mundo em tempo real. E são várias. Em vez de gastar dinheiro com carro-seguro-IPVA-revisão-alarme-etc, investe em tecnologia. Compra um celular, um palm, um laptop. Aciona serviços de busca&entrega. Faça o mundo girar, suas idéias irem-e-virem, esteja em reuniões e tome decisões sem sair do sofá da sala ou durante um passeio no parque. Pra onde você foi caminhando, evidentemente, com roupas confortáveis. Achou impossível?
Impossível é resolver o problema do trânsito com viadutos, perimetrais e quetais.

Você vai me dizer que tem direito a ter um carro para passear, para transportar a família em momentos de lazer. Ou para momentos de emergência. Ok, ótimo. Tudo bem. Não vou te contrapor dizendo que os taxistas estão aí para dar uma mão porque tenho medo deles (ops, sorry os taxistas-do-bem). Só vou te dizer que, se tu reduzires o uso do teu carro para esses momentos, já vai estar ajudando a cidade. E nesses momentos, a idéia da carona, do coletivo entre amigos, é ainda mais legal. Vai uma galera pro mesmo lugar? Se encontrem antes, num ponto comum, e reduzam o número de carros-com-uma-pessoa-só.

Eu peço carona qdo sei que tem gente indo pro mesmo lugar q eu. Peço mesmo. E dou carona quando uso o jeep. É, eu tenho um jeep que uso para lazer... De fato, como carro velho, ele deve poluir sim... Viu, não sou uma santa (tem vezes, na parada de ônibus, que penso num carrinho quentinho... mas a vontade passa. Talvez, quando eu tiver um bebê, quem sabe eu repense...).
Mas eu uso pouco o jeep. E vou te dizer: há pessoas-sozinhas-em-seus-carros-fechados que me olham admiradas. Talvez, um tanto invejosas. Então, eu concluo: tem gente infeliz em seus carros. O trânsito caótico só completa o quadro.

Eu ia citar também o uso das saudáveis magrelas! Mas como caí de bike e ainda não encarei a minha de novo, vou parar por aqui. Só citei coisas que realmente faço, pra ficar um testemunho real.
Cadê as ciclovias, Porto Alegre? A minha Ipiranga ideal teria o Dilúvio navegável. Imaginou? Barca até a PUCRS, por favor. Nas laterais do Dilúvio, duas largas ciclovias. E, antes das calçadas, uma única faixa para os ônibus, dos elétricos (já que é para viajar na batatinha...). Nada de carros. O paraíso.

Falando sério. Vc vai me dizer sobre o texto desta postagem: não é bem assim, Loraine. E eu vou te dizer o mesmo sobre a necessidade imprescindível de carros: não é bem assim.

4 comentários:

JC Baldi disse...

Não é bem assim, Loraine. rs
Todo esse assunto é bem mais complicado, embora teu texto tenha sido super interessante e lúcido.
O transporte coletivo de POA é ruim, e olha que é um dos melhores do país, segundo me conta o pessoal que conhece aqui e outros lugares. A gente não sabe que horários passam os ônibus e, ficar 15 minutos num frio de 10 graus, com vento, desestimula o mais fervoroso defensor das causas ambientais.
POA e tantas outras cidades cresceram e as obras viárias e de infra-estrutura em geral não acompanharam o crescimento. E isso não vem de agora. Na verdade, boa parte da culpa está em 30 anos atrás. Hj, a população quer cada vez mais demandas e não há como supri-las satisfatoriamente, pois há um déficit de tudo um pouco.
Eu concordo em boa parte de quase tudo contigo, mas carro também é fundamental, assim como evitar de se perder o tempo no trânsito.
Da minha casa até o trabalho não há um ônibus direto até lá. Tenho que caminhar uns 10 minutos. Vou fazer isso com chuva, vento ou mesmo calor e deixar o carro em casa? Só se fosse um exercício de sadomasoquismo. Pegar um táxi? Aí dá na mesma que ir sozinho de carro, sem falar que não tenho que esperar meu carro passar.
Hj em dia a vida é corrida, só planejamento não basta. A gente tem que trabalhar, levar filhos na escola, buscá-los, ir no médico, no cliente, não dá para fazer isso tudo de transporte coletivo. Não de ônibus, pelo menos.
E as caronas com os amigos dependem muito dos horários em comuns.
Eu ando indo em fisioterapia, acupuntura, etc, então faço casa-trabalho, depois trabalho-fisio, depois fisio-trabalho. De ônibus é para matar a produtividade da pessoa no trabalho, tu chegas extenuado e olha que eu sou super simpatizante com o uso racional do transporte.
A coisa anda tão complicada que as pessoas estão morando cada vez mais perto de seus trabalhos, para racionalizar tudo isso. E, mesmo assim, é difícil. Eu me mudei da zona leste para a zona sul por conta disso: era um tal de casa dos filhos-escola-trabalho-clientes-namorada- casa novamente enlouquecedor.
Sobre as bicicletas não há nem o que comentar. É uma piada o que existe em POA. Elas só servem para passeio nos fds mesmo.
O teu texto tá muito bom, a gente precisa debater o assunto mesmo e tentar criar uma consciência sobre a importância de tudo isso.

Srta. PENÉLOPE disse...

Acho que devemos realmente debater muito, mas muito ainda esse assunto.

Eu concordo em partes com ambos (Dú e o Jc baldi),mas esse assunto é muito complicado MESMO...eu pelo menos sofro para ir a minha universidade pq o trânsito pára as 18hs na saída de Porto Alegre ( tenho que sair de casa as 17:30 min da zona sul(vou de micro ônibus) para estar "atrasada" na UNISINOS às 19:40 min - minha aula começas às 19:20)...já de carona também sofri um assalto com arma em punho enquanto me deixavam em casa...e + ou - a uns 8 anos atrás ocorreu um acidente na VOTARAN em Canoas e eu e todos q precisavam pegar a BR 116 ficamos presos no túnel da Conceição e depois de horas presos literalmente, voltamos pra casa as 21hs...imaginou q doido???Q perigo???


bah!vamos discutir mais isso...várias cabeças pensantes tem + chances de encontrarmos o caminho certo,não é mesmo???

bjsss

fe disse...

ache que vc lo é muito reclamona sempre lei teu blog e os unicos textos vindo de vc é de insatifaçao.será que ontem vc nao consegi tirar nada de bom pór onde andou . porque passa tanto pela ipiranga se nao faz mai parte do grupo zh? pq passa tanto pela zs semora e trabalha na zn,se o transito te encomoda tanto pq nao ponhe em pratica tudo que citou como:tele entrega,taxi e etc... e aruma tambem um trabalho virtual hehehe ,acho que o que esta te faltando é bom namorado , brincaderinha,mas vamos pensar mais em nao poluir o mundo bom feriado

Fernanda Souza disse...

Eu só comprei carro porque tinha que sair tarde do trabalho... e num horário que a empresa ainda não leva para casa. Mas sinto saudade de ler no ônibus (quando eu morava em Sapucaia, lia no trem, pelo menos o dobro de livros por ano que leio hoje). Saudade de ficar olhando a paisagem pela janela e sentir o sol no rosto e poder fechar os olhos, ter um tempo para pensar coisas que só se pensa no ônibus... Como diz a Alice Ruiz as viagens de ônibus foram feitas para ver o mundo passando… preguiçosamente pela vida da gente.

Bah e a idéia da barca pelo dilúvio é sensacional!

Bem juntinhas

Bem juntinhas
eu e a Búio